Apresentação


Antes de mais, o primeiro post de um site deverá ser sempre de apresentação ao que os leitores irão apanhar de seguida, para o choque ser menor.

“Onde a coruja faz o ninho” é um termo futebolístico que pretende ser uma perífrase de um golo no canto superior da baliza (ao ângulo). Deste modo este blogue também pretende ser um espaço de exposição de pontos de vista sobre o futebol (e não só), não como dogmas, mas como o ponto de partida para uma saudável troca de ideias que levarão sem dúvida a uma evolução do indivíduo enquanto “pensador” do futebol.

Como breve apresentação minha, o meu nome é Sérgio Simões Lopes, vulgo Serginho no meio futebolístico, sou treinador de futebol UEFA B – Nível II, licenciado em Psicologia do Desporto e Exercício pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior e actualmente sou profissional do futebol na Winning League Figo Football Academy na China.

A paixão (sim, paixão. Porque quem anda no futebol sabe que isto não é um emprego comum, tem que haver paixão) começou bem novo. No seio de uma família que não ligava muito ao futebol, no entanto tive a sorte de ter dois irmãos mais velhos com quem brincar. Na altura tínhamos um tabuleiro tipo Subbuteo, e era essa a nossa perdição. Horas e horas passadas naquele jogo durante anos, organizando competições fictícias (campeonatos, taças, supertaças, competições europeias, amigáveis...), com equipas fictícias, jogadores fictícios, uma Selecção Nacional fictícia, prémios de melhor jogador, melhor marcador, melhor guarda-redes, defesa, médio, avançado…tudo o que se poderia querer naquela idade. E claro, com jogos uns contra os outros, nos quais, sendo eu o caçula da família, obviamente perdia sempre…o que me deixava já bastante fulo e frustrado e obrigando-me a mim próprio a ir treinar sozinho para que as próximas vezes fosse eu o vencedor.

Em paralelo a isto, o futebol nos intervalos da escola eram uma constante, os atrasos às aulas por “não ouvir” a campainha também, o passar as tardes com a bola no pé até fazer-se noite e ainda uma mania que deixava os meus pais loucos, que era acordar às 6h aos fins-de-semana para ir chutar a bola contra o portão de casa, o que obviamente acordava a casa toda.

A entrada para o futebol federado aconteceu tarde, apenas nos juvenis entrei para o clube da minha terra, o ARCUDA, no qual cumpri os Juvenis, Juniores e voltei mais tarde para cumprir uma época de Seniores.

A escolha do curso do Secundário foi óbvia…Desporto, e a entrada para a universidade foi no mesmo sentido, tendo escolhido o curso de Psicologia do Desporto e Exercício na Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Curso no qual aprendi bastante e escola na qual me orgulho de ter frequentado.

Nessa mesma altura achei que seria o momento de me iniciar no treino, coisa que me dava bastante gosto e que sentia necessidade, iniciando-me como treinador de guarda-redes no União Desportiva de Turquel.

O ano seguinte trouxe-me a necessidade de ter algo mais, ser interveniente no processo de toda a equipa, indo para treinador do Sporting Clube de Pombal.

Depois desse período, voltei a sentir nova necessidade, voltar ao clube que me formou enquanto jogador e pessoa e ser eu também formador dos jovens atletas. Nesse clube passei por várias funções, desde treinador principal, treinador adjunto, treinador de guarda-redes e Coordenador Técnico do Departamento de Formação. Iniciei os projectos do Futebol Feminino e do Futebol de Praia, tendo tido momentos bastante felizes, desde a colocação de vários atletas em clubes do campeonato nacional, a colocação de atletas nas selecções distritais, a evolução dos atletas, o aumento exponencial do número de atletas, títulos de campeão e respectivas subidas a patamares mais competitivos, o cimentar do projecto do futebol feminino e o competir contra equipas e jogadores de topo do futebol de praia com resultados honrosos.

Durante esse período experimentei também o Futsal, primeiro na Casa do Benfica de Pombal, no qual fomos campeões sem derrotas e conseguimos a respectiva subida de divisão, e no GARECUS, clube onde também foi feito um bom trabalho e casa onde fiquei depois ligado emocionalmente.

Houve então um período no qual a necessidade de evolução me levou a outras paragens, primeiro ao GDR Boavista, depois ao clube do meu coração, o União Desportiva de Leiria e finalmente o convite para trabalhar com um treinador ao qual reconheço bastante competência e capacidade de trabalho, Márcio Rocha, no campeonato nacional de Juvenis no Sporting Clube de Pombal, no qual também fiquei a orientar os sub13 B, tendo as duas equipas realizado campeonatos bem acima das expectativas.

Nesta mesma época tive a oportunidade de colaborar com o Sporting Clube de Portugal na prospecção de jovens talentos.

Veio então a hipótese de ir trabalhar para a China para a Winning League – Figo Football Academy. Sendo um projecto que me permitiria trabalhar apenas do futebol, estar 100% focado naquilo que eu amo e ainda por cima numa cultura totalmente diferente, foi fácil a decisão.

Após o regresso da China, o regresso ao clube do coração para orientar a equipa de Iniciados A do União Desportiva de Leiria no Campeonato Nacional do escalão.

Serginho